Manual

do

Maker

.

com

Cedilha no Raspberry Pi 400

Cedilha no Raspberry Pi 400

Usar o teclado inglês é muito mais padronizado do que esse monte de variações de teclado ABNT2 que temos, tanto que já até escrevi um artigo reclamando dos nossos teclados com "Ç" nativo. Também já mostrei como configurar o cedilha para teclados com mapa inglês no Ubuntu, mas configurar o cedilha no Raspberry Pi 400 é um pouco mais simples, porém requer uma atenção extra.

Qual é o mapa de teclado padrão do RPi 400?

O Raspberry Pi é produzido na Inglaterra e sinceramente não sei se eles se importam em produzir outros mapas, ou até se vale a pena o custo. Porém, o mapa de teclado do Raspberry Pi 400 é parecido com o mapa americano US e adicionar o cedilha segue quase o mesmo processo.

Configurando o cedilha no Raspberry Pi 400

Para configurar o cedilha no Raspberry Pi 400, abra um terminal. Será necessário editar um arquivo e adicionar "en:uk" na linha contendo a informação sobre cedilla. Use o editor nano se não souber usar o vi e como root, edite o arquivo /usr/lib/arm-linux-gnueabihf/gtk-3.0/3.0.0/immodules.cache. A linha do cedilla deve ficar assim:

"cedilla" "Cedilla" "gtk30" "/usr/share/locale" "az:ca:co:fr:gv:oc:pt:sq:tr:wa:en:uk"

Depois disso, você precisará estar lendo esse artigo para copiar a linha a seguir e colar no terminal, já que não tem cedilha ainda em seu teclado:

sed -i /usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose -e 's/ć/ç/g' -e 's/Ć/Ç/g'

Feito isso, reinicie o Raspberry. Ao reiniciar, use ' seguido de c e verá uma ç !

Mapear teclas no Raspberry Pi 400

Esse teclado não tem teclas sobrando de fato, mas se desejar, pode remapear a tecla abaixo do Esc para ser seu cedilha, caso tenha preguiça de usar a velha combinação ABNT. Para fazê-lo, siga o procedimento desse artigo.

Desligar o Raspberry Pi 400

Esse Raspberry tem o desligamento pelo teclado, combinando Shift+F10. Se estiver procurando formas de desligar seu Raspberry (sem ser cortando a alimentação, porque isso é c4g4d4), dê uma conferida nesse artigo.

Em breve sai esse vídeo também, acompanhe! E se quiser adquirir seu Raspberry Pi 400, visite a Saravati, que contém uma vasta gama de produtos para makers com preços diferenciados.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.