Manual

do

Maker

.

com

Bomba peristáltica Robocore - dosagem de líquidos

Bomba peristáltica Robocore - dosagem de líquidos

A Robocore sempre surpreende; sempre! Depois do kit iniciante de robótica com um material de excelente qualidade (do qual ainda devo um artigo mostrando algo "bem" diferente), agora é a bomba peristáltica para dosagem de líquidos e aditivos.  Está pensando em fazer dispenser de álcool gel? Então "tem" que ser esse tipo de bomba - e em especial, essa da Robocore, que está com um preço absolutamente acessível. E vou explicar mais sobre essa bomba, não tem como não se apaixonar por ela!

Características da bomba peristáltica

Primeira coisa marcante; ela trabalha a seco, sem contato com o meio que será controlado, seja líquido ou viscoso. A bomba peristáltica faz o esmagamento da mangueira e, enquanto gira, empurra o conteúdo adiante. Desse modo não há deterioração das peças e é possível utilizá-la em aplicações alimentícias, como dispenser de bebidas, por exemplo.  A higienização é simples e a substituição da mangueira de silicone (padrão de mercado) é fácil, não tem segredo nenhum.

A bomba pode girar em qualquer direção, devendo considerar apenas que a saída será a ponta para qual o esmagamento é direcionado.

Outra característica que muito interessa é o fato de que, por ser auto-escovante, ela succiona o líquido sem necessidade de uma bomba que gere vácuo ou pressão. Isso significa que ela trabalha "sozinha"!

Especificações da bomba peristáltica Robocore

A tensão de operação varia de 12V a 24V, sendo o limite mínimo de 9V. Mas não faça isso, use uma fonte de 24V e uma ponte H para controlar o motor. Há uma razão para isso, explicada em seguida.

A corrente nominal é de 350mA e o fluxo a 12V é de 40ml/min. Já a 24V, o fluxo é de 120 ml/min.

A mangueira de silicone tem 4mm externo e 2mm interno. Seu comprimento é de aproximadamente 30cm. Um metro dessa mangueira custa alguns poucos reais, e sua durabilidade é altíssima. Como produzo cerveja, tenho algumas mangueiras de silicone para as fases do processo e já há 2 anos as utilizo sem degradação em temperaturas de fervura.

Essa bomba peristáltica da Robocore foi feita para o nosso mercado. Por não ser um produto chinês, temos a garantia de qualidade da indústria nacional (além de quê, o nome Robocore é conceituado).

Em breve inicio os artigos de aplicação, mas não tenho dúvidas que enquanto lia já encheu sua cabeça de ideias. Então, está esperando o quê? Bora pegar uma bomba peristáltica na Robocore!

 

Revisão: Ricardo Amaral de Andrade

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.