Manual

do

Maker

.

com

Arduino LoRa Industrial

Arduino LoRa Industrial

Ah, AFEletrônica, sua linda! Mais um "Arduino LoRa" para a industria e dessa vez, mais chique ainda!

Já escrevi sobre diversos hardwares prontos para a industria, produzidos pela AFEletrônica:

AFSmartRadio LoRa com ESP32 AFSmartRadio com LoRA e Arduino AF Intellight

E alguns outros. Com LoRa, os dois primeiros. O LoRa com ESP32 vem impresso "DobitAoByte", essa é uma "edição especial".

Arduino LoRa

Hoje falo novamente de Lora com Arduino, de uma nova versão produzida pela AFEletrônica. Parece que ouviram minha solicitação e enfim, agora tem um FTDI onboard!

A plaquinha é essa da imagem de destaque. Possui slot micro-SD na parte de trás, permitindo fazer data logger. Na barra de pinos temos alguns GPIO de um lado, barramentos I2C exposto via pinos para colocar um display OLED ou qualquer outro dispositivo I2C (no caso do display, verifique a ordem dos pinos se bate porque não existe um padrão), para o nível lógico 3v3 e 5v.

A assinatura das placas da AFEletrônica são os relés onboard. Sempte tem um relé 125VAC@20A, que para muitos casos é o suficiente para muitos projetos. Mas nada impede de expandir via GPIO.

Graças ao barramento I2C, é possível expandir até 127 dispositivos no barramento. Tenho a impressão que a intenção é fazer algo no estilo shields, como os da Onion Omega.

Agora, dê uma bela olhada na placa; a AFEletrônica vende produtos para a industria e para makers, como você pode ver no site deles. Só que o hardware que eles produzem é para a indústria, feitos com excelência. Já tive a oportunidade de ir até lá e filmei o auto-teste de uma máquina pick in place. Ví a solda em pasta, o stencil e todo o processo de produção, é realmente incrível! Infelizmente perdi o vídeo que eu ia utilizar  uma edição para o canal DobitAoByteBrasil no Youtube, mas vou pegar outra filmagem com eles.

Lora 1276 e RF4463PRO

Ambos os rádios são suportados, cada qual em seu respectivo slot, basta fazer sua escolha.

SIM800L

Realmente, vou precisar de um SIM800L para essa placa. Assim que tiver um de algum parceiro, já escrevo o artigo e o mostro rodando nessa belezinha.

OLED ou 16x2

Lá do lado esquerdo temos o SLOT i2C 3v3 para o display OLED. Do outro lado, tem mais um slot pra I2C, para 5v. Ambos os displays são suportados, uma vez  que ela tem barramento I2C para ambos os níveis lógicos.

Botão de uso geral

As placas da AFEletrônica também vem com um botão de uso geral, ótimo para interagir com o sistema via programação, caso seja necessário uma interrupção, uma análise ou um auto-teste.

I2C

Tendo a tranquilidade de trabalhar em ambos os níveis lógicos, 3v3 e 5v, é fácil adicionar qualquer dispositivo I2C à board. Precisa de mais memória? Sem problemas, I2C. Precisa de sensor de temperatura? Sensor de pressão atmosférica? Sensor de umidade? Basta ir adicionando todos eles!

Ethernet

Olha que incrível! Além de tudo isso, ainda é possível adicionar uma ethernet W5500 para rede cabeada!

Dimensões

E o tamanho disso tudo? Bem, a placa é diminuta; 84mm X 47mm, praticamente um cartão de crédito (mas sem limites).

 

Atmega328P

A board possui um ATmega 328P com bootloader ProMini 3v3 8MHz. Não é um Arduino, porque Arduino é a própria placa de prototipagem com algum microcontrolador ATmega, mas vale a citação "Arduino" no título, já que basta a IDE padrão para programá-lo.

Especificações

A placa deve ser alimentada com uma fonte entre 9 e 12V, tem entrada para anterna externa ou pode-se fechar um ponto para utilizar a antena onboard.

Possui um conversor de nível onboard para comunicação com dispositivos 5V, slot SPI, conversor USB integrado e todos os demais recursos citados acima. É uma senhora placa!

Onde comprar esse "Arduino LoRa"?

A AFEletronica tem loja online. Os preços variam conforme a configuração, por isso dê uma checada no produto, escolha sua configuração e comece a se divertir com LoRa, porque a hora é essa!

Em breve farei um vídeo apresentando a placa e mostrarei alguma interação com ela, não deixe de se inscrever em nosso canal DobitAoByteBrasil no Youtube.

Inscreva-se no nosso canal Manual do Maker no YouTube.

Também estamos no Instagram.  

Nome do Autor

Djames Suhanko

Autor do blog "Do bit Ao Byte / Manual do Maker".

Viciado em embarcados desde 2006.
LinuxUser 158.760, desde 1997.