Arduinoesp8266IoT

AFSmartRadio – LoRA com Arduino e ESP8266

LoRA com Arduino pronto pra uso!

Essa board LoRA com Arduino me fez ter palpitações; aliás, me dá palpitações toda a vez que coloco a mão nela! Imagine um hardware nacional com suporte ao RF4463PRO e LoRA 1276. Essa board comporta o módulo RF, slot para Arduino pro-mini,  fonte chaveada DC integrada, um relé para uso geral, uma saída a transistor open-colector de uso geral, botão para uso geral, slot para ESP-01, barramento para conexão ethernet, barra de acesso a GPIO, entrada para antena externa. É um tanque de guerra! É um monstrão! É da AFEletronica!

Especificações



Vou detalhar porque talvez não tenha sido fácil de assimilar essa montanha de recursos:

  • Alimentação entre 9V e 15V
  • Entrada para os módulos RF4463Pro ou LoRA1276
  • Slot para gerenciamento com Arduino Pro Mini
  • Slot para cartão micro SD para fazer data logger
  • Relé para até 250V@5A
  • Botão de uso geral
  • Slot para ESP01
  • Entrada para antena externa
  • Espaço para soldar pinos para acesso ao I2C
  • Espaço para slotar um módulo ethernet ENC28J60

Onde comprar

Com preço extremamente acessível, você encontra esse tesouro nesse link da AFEletronica. Confira, some os custos de uma integração independente com todos esses recursos e veja a qualidade da placa. É uma pena não conseguir mostrar realmente como é a placa, só pegando na mão pra sentir a magia desse produto, sem exageros!

Configuração inicial

Para utilizá-lo na IDE do Arduino, não há um procedimento especial, já que ela utiliza um Arduino Pro Mini. Já o driver LoRA utilizado é o RadioHead (o mesmo driver utilizado no Whisper Node, do qual já escrevi dois artigos, que podem ser vistos aqui e aqui).

Vamos começar pela biblioteca. Antes de abrir a IDE do Arduino, pegue a biblioteca nesse link. Não passei direto o link para a biblioteca porque ela tem suporte a diversos módulos e não é uma boa ideia ter uma biblioteca desatualizada.

Após baixá-la, descomprima-a no diretório de bibliotecas do seu Arduino. Como só uso Linux, o negócio é assim:

Abra a IDE do Arduino e lá estará a biblioteca pronta pra uso.

Pinout

Dependendo da disponibilidade, a board pode vir com barra de pinos ou bornes. Estou com uma de cada, no pinout abaixo você vê a barra de pinos:

AFSmartRadio - LoRA com Arduino
AFSmartRadio – LoRA com Arduino

Da esquerda para a direita, estão dispostos os pinos de alimentação seguidos pelos pinos de IO. No borne azul, a entrada e saída para o relé.

Em “aplicações futuras” é onde colocaremos o ESP-01.

Atrás do capacitor (na parte mais baixa) é onde utilizaremos o adaptador FTDI para gravar o Arduino. Alí é necessário soldar a barra de pinos.

O diagrama dos pinos é o seguinte:

diagrama - LoRA com Arduino
diagrama – LoRA com Arduino

O ADC3 no CN1_4 é na verdade ADC6, o resto está ok.

Utilizando um Arduino Pro Mini 3v3, tudo vai funcionar no mesmo nível lógico, daí vai muito bem com o ESP-01, mas se quiser, pode colocar um Arduino Pro Mini 5V, contanto que não utilize o GPIO7 da barra de pinos, devido ao nível lógico e assim também poderá utilizar o ESP-01 sem problemas.

Repare na board que tem uma indicação do IO7 e IO3. Alí devemos colocar jumpers para o TX e RX, para que seja possível fazer a comunicação serial entre o ESP-01 e o Arduino.

Sketches de exemplo

A AFEletronica também disponibiliza alguns exemplos básicos de uso, que começarei a demonstrar no próximo artigo relacionado, sem o ESP-01. Depois vou mostrar em outro artigo a utilização do ESP-01 como master da board, incluindo o upload de programação pelo browser sem a necessidade de trocar de firmware. Assim, você pode testar o programa antes de torná-lo uma rotina padrão do sistema e depois substituir a rotina padrão sem atualizar firmware. Acompanhe, porque essa board dá muitos artigos!

Se quiser dar uma olhada no video pra ver melhor a plaquinha, acho que é uma boa. No video falo o que já descrevi, mas dá pra ter uma visão melhor do formato e de toda a beleza que a compõe, com as cores da bandeira do Brasil!

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!