Adaptador para ESP-01 – Agora ficou fácil!

Muitas pessoas ignoram o ESP-01 por 2 motivos; o número limitado de GPIO e o wiring para gravá-lo. Bem, para ambos os casos existem soluções simples e baratas, com o foco principal nesse artigo no adaptador para ESP-01.

Qual a solução para expandir GPIO?

Se você têem acompanhado os artigos no site, deve ter visto o artigo “Dominando o PCF8574 com Arduino“. Nesse artigo explico de forma bastante detalhada a manipulação dos bits do expansor de IO I²C. Também mostrei um exemplo de sua utilização para economizar pinos de GPIO no artigo do teclado capacitivo. Especificamente para ESP8266, mostrei sua utilização com o firmware MicroPython. Ou seja, material para você iniciar o uso desse expansor de IO não falta. Com apenas 1 PCF8574, você contará com 8 pinos digitais para entrada e saída.

E se eu precisar de pinos analógicos no ESP8266?



Sem problemas também. Basta colocar mais um (ou um) dispositivo I²C exclusivamente para isso. Conheça o conversor AD ADS-1115. Ou se preferir, o ADS1015.

Acho que se você é resistente a utilizar o ESP-01, agora devo estar enfraquecendo seus argumentos, hum?  Mas calma, ainda não falamos do adaptador para resolver o problema de gravação.

Adaptador para ESP-01

Esse adaptador é bastante interessante. Me intriga ele não ter sido feito para gravar o ESP-01, apenas para alimentá-lo. Mas é fácil resolver essa questão, como você poderá ver em detalhes. Para solucionar o problema, basta adquirir 2 adaptadores desse e converter um deles para gravador. Veja como é simples.

Para gravar um firmware no ESP-01, é necessário colocar o GPIO0 em GND e após isso, conectá-lo (por exemplo) a um FTDI, certo? Então, basta fazer uma modificação em um dos 2 adaptadores que você deve adquirir. Se fosse conectado ao FTDI, ficaria desse modo:

wiring do ESP-01 com FTDI | Adaptador para ESP-01
wiring do ESP-01 com FTDI

Eu gosto de usar FTDI onde precisa, mas realmente é inconveniente fazê-lo por inúmeras vezes quando se está desenvolvendo para o ESP-01. E além do FTDI, você precisará dos jumpers e uma protoboard para fazer o wiring, porque não tem 2 GND no FTDI. Já com os adaptadores, você não precisa de nada. Tudo o que você precisa fazer é uma solda do pino GND ao pino GPIO0:

Adaptador para ESP-01 modificado para gravar
Adaptador para ESP-01 modficado para gravar

Eu realmente tenho fortes dúvidas em relação à possiblidade de fazer uma solda mais porca. Por outro lado, se eu  fiz  a solda feia desse jeito e funcionou, não  tem porque você não conseguir fazer funcionar também.


 

Onde comprar

Você encontra esse adaptador para ESP-01 na AutoCore Robótica, clicando nesse link. Se não tem o ESP-01 ainda, aproveite para diluir o custo de envio nos produtos e pegue um ESP-01 também.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (35 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Inscreva-se no nosso newsletter, alí em cima à direita e receba novos posts por email.

Siga-nos no Do bit Ao Byte no Facebook.

Prefere twitter? @DobitAoByte.

Inscreva-se no nosso canal Do bit Ao Byte Brasil no YouTube.

Nossos grupos:

Arduino BR – https://www.facebook.com/groups/microcontroladorarduinobr/
Raspberry Pi BR – https://www.facebook.com/groups/raspberrybr/
Orange Pi BR – https://www.facebook.com/groups/OrangePiBR/
Odroid BR – https://www.facebook.com/groups/odroidBR/
Sistemas Embarcados BR – https://www.facebook.com/groups/SistemasEmbarcadosBR/
MIPS BR – https://www.facebook.com/groups/MIPSBR/
Do Bit ao Byte – https://www.facebook.com/groups/dobitaobyte/

Próximo post a caminho!

Djames Suhanko

Djames Suhanko é Perito Forense Digital. Já atuou com deployer em sistemas de missão critica em diversos países pelo mundão. Programador Shell, Python, C, C++ e Qt, tendo contato com embarcados ( ora profissionalmente, ora por lazer ) desde 2009.